Letras, Habilitação Português Espanhol e suas Literaturas

Informações:


O curso

O Curso de Letras (Habilitação Português/Espanhol e suas Literaturas) está inserido em Campo Grande, em um cenário em que a formação de professores e o estudo de diversas manifestações e suportes de linguagens, se tornam cada vez mais necessários. A articulação entre licenciatura e bacharelado - presentes na Unidade Universitária de Campo Grande -, visando a formação de um professor/pesquisador dinâmico, projeta um profissional preparado para a constante atualização, em um contexto em que o estudo da Língua Espanhola ganha importância estratégica, considerando as novas configurações produtivas mundiais como o Mercosul bem como as novas rotas para o pacífico (como o Corredor Bioceânico), que ampliam as potencialidades das trocas materiais e culturais de Mato Grosso do Sul, estado duplamente situado em fronteira estratégica para o desenvolvimento do país.

 

Corpo docente qualificado

Ao ingressar no curso de Letras (Português/Espanhol), o acadêmico terá aulas com professores doutores e mestres nas áreas de Literatura, Linguística, Língua e Literaturas de Língua Espanhola bem como disciplinas na área pedagógica, os quais desenvolvem projetos, na Universidade, podendo orientar os alunos em Iniciação Científica, TCC's, Projetos de Ensino e Extensão, Publicações, Apresentações em eventos, etc. (Ver professores)

 

Vista dos blocos (UUCG. Foto: Herbertz Ferreira)

Formação humanista, crítica e atualizada

A Licenciatura, com 3.498 horas, é oferecida de forma presencial, seriada e modular, e visa formar professores com domínio atualizado do conhecimento científico, na área de estudos de linguagens e sua operacionalização didático-pedagógica. Possui atualizações na dinâmica do conhecimento pedagógico da área de Letras, abarcando estudos da língua e cultura dos povos brasileiros (afro-descendentes e indígenas), estudo de Tópicos da Educação Especial, LIBRAS e Linguagem e tecnologias digitais.
De viés humanista, o Curso de Letras Português/Espanhol e suas Literaturas alia técnica, conhecimento e cultura em seu currículo, com o objetivo de formar profissionais habilitados, de forma restrita e legal, tanto em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa quanto em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola. Salientamos a importância do papel do curso em formar profissionais críticos e prontos para a busca contínua por novos conhecimentos e acompanhar as transformações linguístico-sócio-culturais e literárias da contemporaneidade, a fim de que possam desenvolver o seu fazer profissional, quer seja na escola, na imprensa, na pesquisa científica ou na sociedade em geral. Tais profissionais terão o papel de contribuir para a construção de uma sociedade mais democrática, com o propósito de superar as desigualdades sociais e transformar as condições de existência, hoje, vigentes.

Vista do lago central (Unidade Universitária de Campo Grande, 2023) Foto: Herbertz Ferreira

Áreas de atuação profissional

O curso visa formar profissionais na área das linguagens, considerando os seus mais variados aspectos de atuação, em especial a atuação docente. Exigirá do profissional em Letras competências que o capacitem para o trabalho sistemático, reflexivo e crítico da linguagem, em sua dimensão pedagógica e científica, possuindo habilidades didático-pedagógicas, linguísticas e literárias em questões relativas a diferentes contextos das manifestações de linguagem escrita e oral.

O Licenciado em Letras Português/Espanhol e suas Literaturas poderá, inicialmente, atuar nas escolas da Educação Básica e demais instituições públicas e privadas ligadas à educação, bem como poderá desenvolver trabalhos em setores públicos e/ou privados que solicitem conhecimentos e formação no estudo das diversas linguagens e suas dimensões pedagógicas.

Merece destaque ainda a valorização da carreira docente na rede básica pública de ensino em Mato Grosso do Sul. Em 2024, A remuneração inicial para docente graduado atuante na Rede Estadual de Ensino de MS é de R$ 11.935,00 com carga de 40h/aula. Nessa mesma faixa, o professor pode, na evolução da carreira, atingir vencimento de 26.833,24. Desde a implementação do Piso Salarial do Magistério, sancionado em 2008 pelo Executivo Federal, há uma valorização das carreiras de docente da Educação Básica no país. Com o anúncio de 15% de reajuste do Piso este ano, pelo Governo Federal, as tabelas salariais se mostram mais atrativas para quem busca cursar licenciaturas. Em Mato Grosso do Sul, a luta histórica dos sindicatos de professores têm mostrado bons resultados na estrutura de carreira, apesar do arrocho salarial vivenciado por outras categorias.

A tabela de remuneração está disponível aqui

Rumo à Pós-graduação

O graduado e a graduada em Letras pode ainda seguir seus estudos ingressando na Pós-Graduação. A Unidade de Campo Grande oferec, nesse sentido, dois Programas de Pós-Graduação: o Mestrado Acadêmico em Letras (PPG-Letras) e o Mestrado Profissional em Letras (PROFLetras), ambos em nível de Stricto Sensu.

O Mestrado Acadêmico em Letras (Ver página aqui) destina-se a acolher projetos de pesquisa nas áreas de Linguística e Literatura, oportunizando ao acadêmico o desenvolvimento do conhecimento científico e cultural em Letras, ampliando, com isso, suas oportunidades profissionais.

O PROFLetras (Ver página aqui), por sua vez, é um mestrado profissional destinado aos licenciados que já atuam como professores nas escolas, oportunizando, dessa forma, o desenvolvimento de pesquisas que vinculam a área de Letras e suas relações com o ensino, já existentes em um ambiente escolar.

Há, ainda, por fim, a possibilidade de o/a acadêmico/a, após a graduação, realizar Pós-graduação na UEMS, em nível de Lato Sensu, com especializações que ampliarão seu currículo, tais como: Cultura e Diversidade, Língua e Cultura Terena, Multiletramentos e Processos autorais na Educação Básica, dentre outras.

 

Informações gerais

Curso de Letras, licenciatura - habilitação português/espanhol e suas literaturas (2013)

Titulação: Licenciado/a em Letras - habilitação português/espanhol

Turno de Funcionamento: Noturno

Local de oferta: Unidade Universitária de Campo Grande

Número de vagas: 40

Carga horária: 3670 horas (Licenciatura)

Regime de oferta: Presencial/ Seriado/ Modular

Período de Integralização: mínimo 04 anos e máximo de 07 anos

 

CONHEÇA A UEMS!

Coordenação:

Profa. Dra. Susylene Dias de Araújo

Telefone: (67) 3901-4622

E-mail: letrasespanhol.cg@uems.br

 

Apoio técnico

Nídia Dias

Telefone: (67) 3901-4622

 

Secretaria acadêmica:

Ana Raquel Cypriano Pinto Sena

Telefone: (67) 3901-4615

E-mail: sec.letrasespanholcg@uems.br

 

Comitê Docente Estruturante (CDE)
Volmir Cardoso Pereira (presidente)

André Rezende Benatti

Paulo Edyr Bueno de Camargo

José Barreto dos Santos

Olegário da Costa Maya Neto

Susylene Dias de Araújo


 

Comissão de Estágio Curricular Supervisionado (COES)
André Rezende Benatti (presidente)

Erick Vinicius Mathias Leite

José Barreto dos Santos

Volmir Cardoso Pereira

Alan Silus da Cruz Silva


 

Comissão de Autoavaliação (CPA)
Profa. Dra. Mircia Hermenegildo Salomão Conchalo (presidente)

Prof. Dr. Herbertz Ferreira

Prof. Dr. Izabella Alvarenga Silva

Representante técnica: Ana Raquel Cypriano Pinto Sena
Representante discente: Marcel Medeiros Mata Ribeiro